O que tem a crise de 1929 a ver com a economia atual? Como a oferta de crédito imobiliário nos Estados Unidos conseguiu desestabilizar toda a economia mundial e gerar uma crise econômica que do final de 2007 para cá causou desemprego em massa? Qual a influência do mercado de capitais em sua vida, em seu poder de compra?
Esse capital fictício esteve no coração das determinações econômicas e sociais que dominaram o mundo nesses últimos trinta anos e que promoveram o mercado como o único lugar do fazer econômico. Justamente o mesmo capital que, ao readquirir liberdade de vôo para atuar em qualquer país e fazer com que os trabalhadores ficassem, pela primeira vez, em verdadeira concorrência mundial, colocou o mercado de todo o planeta na dependência da economia da China.
A busca cada vez maior por fazer dinheiro no mercado de capitais, sem passar pelas agruras da produção, só podia gerar capital fictício.
Um relato histórico que resgata a origem do dinheiro e sua transformação em capital, passa pelas teorias de Marx e culmina com a crise mundial atual, fruto do capital fictício.
![]() |
+55 11 3062.2700 Atendimento Seg. a Sexta das 8:30 às 17:30 |
![]() |
comercial@editorabrasiliense.com.br editorial@editorabrasiliense.com.br contato@editorabrasiliense.com.br |
![]() |