O Brasil, em poucos anos, construiu uma poderosa indústria de comunicação de massa. A Globo é hoje a quarta rede de televisão do mundo e sua programação já ocupa a posição de destaque no mercado internacional. A telenovela brasileira atinge popularidade surpreendente em países tão diversos como China, Portugal, Suécia, França, Cuba e África do Sul.
Qual o significado deste fenômeno que ultrapassa nossas fronteiras? O que revela esta nova estética da comunicação, fruto de um grupo empresarial poderoso e de um Estado censor até há pouco tempo? Qual a natureza dos mais importantes laços entre criadores e o público?
Dois dos mais importantes sociólogos da comunicação da Europa, Michèle e Armand Mattelart, conhecedores profundos da cultura e da política latino-americanas, fornecem aqui elementos teóricos fundamentais para a compreensão das relações entre televisão e sociedade.
+55 11 3062.2700 Atendimento Seg. a Sexta das 8:30 às 17:30 |
|
comercial@editorabrasiliense.com.br editorial@editorabrasiliense.com.br contato@editorabrasiliense.com.br |